O Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Ciência Viva, realiza no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian  (Av. de Berna, 45 A)  a conferência  - AQUECIMENTO GLOBAL: A CAMINHO DA AUTODESTRUIÇÃO OU DA ENGENHARIA CLIMÁTICA PLANETÁRIA -  que terá lugar no dia 18 de Junho, às 18h00, e será proferida pelo Prof. Doutor Ricardo Aguiar, do INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação

in www.gulbenkian.org/fronteiradaciencia/

If architects, critics, historians, bloggers, professors, journalists, construction magnates, city planers, etc. really want to talk about architecture, in a way that has any meaning at all for anyone who actually lives in this world (…), then they need to talk about architecture in its every variation: whether a structure is real or not, built or not, famous or not, or even standing on the surface of the earth.(…).
The suburbs are architecture; bonded warehouses are architecture; slums are architecture; NASA’s lunar base plans are architecture – as are the space stations in orbit about us (…)
Geoff Manaugh, Blogger
in aspirinalight.com
Uma nova Torre Eiffel

O escritório frances de arquitetura Serero, mesmo sem a solicitação da SETE - Sociétéd’Exploitation de la Tour Eiffel - submeteu um polêmico projeto intitulado Eiffel DNA, para reconsiderar a inovação na França.
Ao constatar o grande número de pessoas que sobem diariamente à Torre Eiffel, os problemas de gerenciamento e recepção aos visitantes (95% querem ir ao terceiro andar) e, levando em consideração o estreitamento da mesma, o grupo decidiu propor a criação de um deck de observação.

O projeto, polemico e visionário, aumenta a área do terceiro andar em 300m2 e visa reestruturar os locais públicos de recepção e áreas de acesso da torre. O resultado é uma extensão temporária horizontal no terceiro andar.
O projeto é feito em carbono kevlar de alta performance, conexões de aço a metal retorcido. A estrutura da torre permaneceria intacta. A nova estrutura se relaciona de maneira mutante, com os mesmos princípios estruturais e ornamentais. É o crescimento da estrutura existente.

Para Serero, a estrutura é como se fosse um prolongamento do DNA da torre. O conceito estrutural está na não repetição das formas, melhorando a performance estrutural em oposição à engenharia moderna baseada na repetição e otimização.

in engenhariacivil.wordpress.com

House Traders 22 já nas bancas

in www.casainteriores.com